Trabalho de Campo
A visita técnica tem como propósito proporcionar aos participantes da XII Jornada de Educação em Sensoriamento Remoto no Âmbito do Mercosul uma experiência única na exploração da paisagem do Baixo Rio Negro, especificamente o complexo fluvial de Anavilhanas.
O trecho multicanal do Rio Negro abriga centenas de ilhas, lagos de água preta, ecossistemas de igapó e uma rica biodiversidade de fauna e flora. O acesso ao interior do arquipélago é regulado pelo ICMBio, situado na cidade de Novo Airão, a 190 km de Manaus.
Durante a visita técnica, os participantes terão a oportunidade de conhecer e discutir os resultados de pesquisas que exploram a aplicação do sensoriamento remoto no estudo desse complexo ecossistema fluvial de Anavilhanas. Esta visita técnica visa enriquecer o conhecimento dos participantes sobre a utilização do sensoriamento remoto na compreensão de ambientes naturais de extrema importância, como o complexo fluvial de Anavilhanas.
Investimento
R$200,00
Pré-requisitos
-
Ser inscrito no evento
-
Apresentar comprovante de seguro de vida até 23 de novembro de 2023*
*Estudantes e professores da Universidade do Estado do Amazonas deverão solicitar o seguro via e-mail 13jesram@gmail.com até 16 de novembro.
fotografias: Rogério Marinho
Complexo fluvial de Anavilhanas
Saída para Novo Airão (AM): 07h da Escola Normal Superior - ENS/UEA
Roteiro em Anavilhanas:
1) Régua da Agência Nacional de Águas (ANA);
2) Almoço em comunidade ribeirinha;
3) Boca do Lago Apacú;
4) Base flutuante do ICMBio e
5) Trilha em uma ilha.
Chegada em Manaus: 19h
Até 12/11 (Domingo)
Professores pesquisadores responsáveis:
Complexo fluvial de Anavilhanas
fotografias: Neliane Alves